top of page

Como tomar uma decisão e não se arrepender

Atualizado: 23 de jul. de 2021



Essa é a receita perfeita que todo mundo procura. Esse é o xeque mate que todo mundo quer dar. Tomar uma decisão e não se arrepender depois, com certeza está entre as 10 coisas da vida adulta que todo mundo queria ter a resposta mas não tem. E se você quer saber como eu faço pra conseguir passar por momentos grandes de decisão tranquilamente, eu vou te contar.


Durante os últimos 2 anos trabalhando com expatriadas e reconstrução de carreira eu percebi que a frase “eu tenho dificuldades para tomar uma decisão” aparecia repetidas vezes nas sessões.


Após ouvir essa dúvida nos mais diversos cenários, conclui: nós não nos sentimos preparadas para decidir. E os motivos são muitos:


>> Medo de assumir riscos

>> Medo de se arrepender

>> Medo de machucar alguém com as nossas escolhas

>> Medo de não cumprir expectativas (imaginárias) que os outros têm

>> Falsa ideia de que você não poderá voltar atrás

>> Falsa ideia de que isso vai te fazer menos profissional

>> E outras tantas.


Mas a verdade é: nenhuma decisão é definitiva e nós devemos cultivar (e normalizar) a experimentação de caminhos e possibilidades.

Eu, por exemplo, estabeleço algumas coisas que me ajudam a tomar uma decisão mais alinhada ao que eu quero (e a minha essência), assim evito que o arrependimento bata a porta, assuste minha coragem e derrube meus resultados.


O que eu geralmente faço?


1. Me lembro que nenhuma decisão é pra sempre e que nada catastrófico vai sair delas. Eu sempre tenho a escolha de voltar atrás ou seguir por outro caminho. (Às vezes pode doer, mas é possível recalcular a rota).


2. Faço uma lista de prós e contras alinhada ao que é importante para mim. De nada adianta eu fazer uma lista comparativa. Porque uma oportunidade pode ser melhor do que a outra (por ex. dar mais dinheiro que a outra), mas aí eu te pergunto: essa oportunidade te deixa mais próximo ou mais longe do seu objetivo final?


3. Listo todas as coisas que essa oportunidade/mudança vai me dar. O que eu vou ganhar ao tomar essa decisão? O que vou aprender? Que tipo de pessoa eu posso me tornar a partir dela?


4. Entendo que o meu objetivo pode não estar totalmente claro e tá tudo bem. Eu costumo trazer a analogia que os objetivos de longo prazo são como uma miragem. A gente sabe a direção, mas a clareza da especificidade - se é praia, campo, etc - só aparece quando vamos chegando perto.


5. Entendo quais são os meus pilares de carreira * que norteiam as minhas decisões. Para mim, por exemplo, são: constante aprendizado, autonomia para criar, qualidade de vida e impacto no indivíduo. Então se uma oportunidade aparece, mas não está dentro desses pilares, eu penso duas vezes antes de dizer sim.


E é assim (e com muito autoconhecimento) que eu tomo decisões mais alinhadas à `quem eu sou, com mais pé no chão e menos medo. É assim que eu te digo: não existe nada melhor do que olhar interno e a percepção de nós mesmas na hora de tomar decisões.


E um bônus: você irá se arrepender de vez em quando. Vai tomar umas decisões esquisitas. Mas lembra que nada é para sempre? Então siga em frente.


O que você pode fazer é se manter atenta aos seus arrependimentos para entender qual caminho, definitivamente, não é bom pra você.


Ficou curiosa para entender mais sobre os pilares de carreira? Marque uma sessão experimental de coaching comigo.


Photo by Jake Melara on Unsplash





51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page