top of page

De onde vem o medo de falhar?


Na nossa infância e adolescência, temos muitos sonhos e expectativas sobre a vida adulta. "Como deve ser legal morar sozinho", "Não vejo a hora de ganhar meu próprio dinheiro", "Trabalhar deve ser muito mais legal que só estudar".

Crescemos e vamos perdendo estes sonhos. Passamos a chamá-los de ilusões, passamos achar que eram fruto da nossa ingenuidade e não merecem nossa atenção.

Esta mudança não é por acaso.

O sistema educacional e o mercado de trabalho são pautados por uma lógica linear de certo-errado.

Notas baixas ou acima da média, aprovação ou reprovação no vestibular, passar em uma entrevista ou receber um Não.

Ou você está dentro de um padrão ou será excluído. Ou você se comporta como é esperado ou não será promovido. Ou cuida dos relacionamentos certos ou não chegará a lugar nenhum (falo mais sobre dilemas OU-OU aqui).

Claro que nem tudo é tão preto-no-branco assim. Existem empresas e escolas que enxergam e valorizam as diferenças individuais - mas são a exceção, não a regra.

 

E a regra da inclusão-exclusão nos condiciona a ter medo.

Medo de não ter sucesso na carreira. Medo de errar, de não ser aceito, de não fazer parte.

Medo de sermos nós mesmos.

 

O que vale à pena ser feito mesmo que desse errado?

Na maioria das vezes nem conseguimos responder esta pergunta. Parece que nosso cérebro já tem um caminho automático - se alguma idéia pode dar errado, vai direto para a lixeira.

E assim vivemos no automático. Fazendo o que é esperado por outras pessoas - e não o que manda nosso coração. Paramos de ouvi-lo. E, aí, desconectamos da nossa essência.

 

Deixamos de ter um trabalho que faça sentido. Deixamos viver uma vida autêntica, confiante e próspera. Para viver uma meia-vida que nem parece que é nossa.

Para sair desta vida de zumbi,

é preciso reaprender a nos ouvir, reconectar com nós mesmos. E antes do que tudo, é preciso CORAGEM.

 

Vamos sair deste lugar?

"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados." - Mahatma Gandhi

Preparei um programa maravilhoso, de 5 encontros presenciais, para acessarmos nossa vulnerabilidade e autenticidade. A primeira edição foi um sucesso e estas são as novas edições!

Clique aqui para conhecer :)

----

Estefânia Barsante tem a missão de Provocar e Inspirar relações mais autênticas (no trabalho e na vida) ❤

É Psicóloga formada pela UFMG e Coach de Carreira, com MBA em Administração e Empreendedorismo pela FGV. É criadora do conceito Carreira Líquida e pioneira em aliar práticas de Design Thinking ao Desenvolvimento de Talentos e Felicidade no Trabalho. É sócia-fundadora do Work Up Lab.

Quer saber mais? www.estefaniabarsante.com | www.workuplab.com

Ou mande um ALÔ no email ola@estefaniabarsante.com — terei o maior prazer em te responder :)

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page