top of page

O que eu faço para alimentar minha Produtividade


Para mim, a produtividade é igual a um bichinho. Você tem que cuidar, alimentá-la bem para ela ficar forte e voltar sempre.

Deixe a produtividade passando fome, e você verá como ela se esconde e é difícil retomá-la.

É só ver como é complicado pegar no tranco depois de voltar das férias ou de um feriado prolongado.

Eu sempre fui a louca do planejamento.

Adolescente, era daquelas que passava horas vendo opções de agenda antes do ano novo começar.

Na faculdade de Psicologia, tendo que lidar com uma carga enorme de leitura, testava todas as fórmulas que lia em artigos ou que alguém me confidenciava no café.

Entrando no mundo corporativo e tendo que trabalhar com horário determinado, mesa definida, confesso que não foi fácil.

Morria de sono às 17h da tarde, tinha dor de cabeça de olhar muito para o computador e o barulho das conversas dos colegas me tiravam a atenção.

Demorei para entender em quais situações trabalhava melhor.

 

Agora que sou empreendora, trabalho de casa e sou dona do meu horário, saber estilmular a minha produtividade é essencial para não trabalhar 12 horas por dia - já que ter qualidade de vida foi uma das coisas que me motivou a sair do mundo corporativo (conto disso em outro momento).

Os "alimentos da produtividade" que vou compartilhar aqui são os que funcionam para mim. Nem todos vão fazer sentido para você ou para sua situação. O importante é você começar a experimentar e se observar para construir sua própria "receita ideal":

  • Plantinhas - Percebi que ter plantas me acalmam. Sempre tive alguns cactos na minha mesa (mesmo na época que trabalhava numa grande empresa) e, hoje, tenho várias espalhadas pelo homenoffice e até meu fundo de tela do computador é uma plantinha.

  • Manhãs - Sou muito mais produtiva pela manhã. Trabalho focada, igual uma maquininha, então separo as atividades mais repetitivas e que demandam "força de execução" para as manhãs. À tarde, fico com as atividades que precisam de mais tempo para análise e criatividade.

  • Fone de ouvido - Sempre foi meu aliado! Para abafar o som das pessoas em volta, ouvir uma música calma e baixinha (minhas preferidas para trabalhar) e é um ótimo sinal de "não-pertube" para os colegas - juro que uso até quando não tem som :)

  • Escrever minha lista de tarefas - já utilizei listas no computador, agenda diária (aquela de 1 página por dia) e hoje estou bem feliz com meu planner, que criei de acordo com minha necessidade de ver a semana toda em uma folha e meu gosto por escrever à mão e rabiscar o que completei!

Segundo as pesquisas da Dr. Gail Mathews (Psicóloga PhD na Dominican University of California), ao escrever seus objetivos/metas, você tem muito mais probabilidade de completá-las. O mesmo vale para quando você conta seus objetivos para um colega :)

E por fim:

  • Desconectar - Sim, descansar também alimenta a produtividade. Uso muito a técnica pomodoro - que é basicamente uma forma de dividir o tempo, entre etapas de produção e de descanso. Eu sigo 40 minutos de foco total e 10 minutos de descanso - faço uns 4 pomodoros ao longo do dia e uso o app gratuito BeFocused . Além disso, ao terminar o meu "horário de trabalho" fecho a porta do home office e não penso mais no trabalho :)

 

E você? Sabe o que te acalma? O que te dá foco e evita que se disperse nas redes sociais ou tarefas não importantes? Qual período do dia você é mais produtivo?

E o que você faz para se desligar e descansar?

Para te ajudar nesta caminhada, preparei o programa: Agora Vai!

Vou te ajudar a se organizar melhor, se planejar, entender o que que você quer de verdade, o que está te impedindo e pode te impulsionar e partir para a ação!

E vamos fazer isso de forma PRÁTICA e PROFUNDA - em 3 etapas!

Desconto especial para os 5 primeiros inscritos!

 

Estefânia Barsante tem a missão de Provocar e Inspirar relações mais autênticas (no trabalho e na vida) ❤

É Psicóloga formada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e Coach de Carreira pelo Instituto EcoSocial, com MBA em Administração e Empreendedorismo pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Trabalhou com Gestão de Pessoas em grandes empresas, start-ups e, agora, usa toda a sua experiência para ajudar você, de forma descomplicada, a ter uma carreira autêntica.

É criadora do conceito Carreira Líquida e pioneira em aliar práticas de Design Thinking ao Desenvolvimento de Talentos e Felicidade no Trabalho.

Quer saber mais? www.estefaniabarsante.com

Ou mande um ALÔ no email: ola@estefaniabarsante.com — terei o maior prazer em te responder :)

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page