top of page

Porque fazer uma retrospectiva pode mudar seu ano


Aposto que neste fim-de-ano as suas conversas (e redes sociais) ficaram lotadas de retrospectivas:

- Listas intermináveis

- Posts mais curtidos do ano

- Melhores fotos do instagram

O que parece apenas mais um modismo, pode trazer muitos benefícios para o começo do ano novo. Isso porque segundo vários pesquisadores, entre eles Paul Rozin e Edward Royzman,

nosso cérebro possui um Viés da Negatividade, que como o próprio nome diz, é a tendência que todos nós temos de lembrar mais e dar mais importância a fatos negativos.

2018 pode ter sido recheado de bons momentos, de conquistas e sucessos. Porém, tudo isso pode "passar batido pela nossa memória" se não paramos para refletir.

Podemos ter a impressão que 2018 foi pior do que a realidade, somente porque temos mais facilidade de lembrar dos momentos negativos.

 

Se você ainda não fez uma retrospectiva do seu 2018, te convido a pensar nos pontos abaixo. Se você já fez, veja se não deixou nada escapar :)

Pense:

  • Nas coisas que adorou fazer

  • Momentos bons (simples ou mais diferentes)

  • Conquistas / Sucessos

  • Aprendizados gostosos

 

A idéia é não focar somente na viagem incrível ou naquela festa única, mas em momentos do dia-a-dia: aprender uma receita nova, vender o primeiro produto da sua loja, um filme emocionante, etc.

Fazendo este exercício de focar nas coisas positivas, driblamos do viés da negatividade e conseguimos começar 2019 com mais tranquilidade e otimismo.

 

Quer uma dica de como levar este mindset ao longo do ano?

Faça um pote da gratidão!

Todo dia coloque um papelzinho escrito algo sobre o que você é grato. Isso "treina" o nosso cérebro a focar no que é positivo.

 

Quer minha ajuda para fazer um balanço do seu ano, entender o que você quer de verdade em 2019 e planejar mês a mês?

Então venha para meu programa "2019 vai ser INCRÍVEL"!

 

ESTEFÂNIA BARSANTE tem a missão de Provocar e Inspirar relações mais autênticas (no trabalho e na vida) ❤

É Psicóloga formada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e Coach de Carreira pelo Instituto EcoSocial, com MBA em Administração e Empreendedorismo pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Trabalhou com Gestão de Pessoas em grandes empresas, start-ups e, agora, usa toda a sua experiência para ajudar você, de forma descomplicada, a ter uma carreira autêntica.

É criadora do conceito Carreira Líquida e pioneira em aliar práticas de Design Thinking ao Desenvolvimento de Talentos e Felicidade no Trabalho.

Quer saber mais? www.estefaniabarsante.com

Ou mande um ALÔ no email: ola@estefaniabarsante.com — terei o maior prazer em te responder :)

359 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page