Já faz um tempo que estou falando sobre a Carreira Líquida.
E é porque acredito que é um jeito de pensar como trabalhamos (e como vivemos) que tem tudo a ver com o momento atual de transição do mundo: mais consciente, mais autêntico e (porque não?) mais humano.
Meu convite para você não é sair por aí pedindo demissão, largando tudo para abrir uma pousada na praia mais distante.
Meu convite é para você se relacionar com seu trabalho de uma forma diferente, completa. E, se fizer sentido, começar a experimentar mudanças :)
E como acontece esta mudança na prática?
Criei uma metodologia para ajudar meus clientes a se relacionar de forma autêntica com seu trabalho - e vida- e consiste em 3 esferas:
1. Olhar para Si , 2. Ampliar Possibilidades e 3. Experimentar
Para cada etapa, temos habilidades e passos que as sustentam:
1. Olhar para si: ter (a) autoconhecimento e ter (b) gentileza consigo mesmo.
(a) autoconhecimento:
É a habilidade de saber do que você é feito. Conhecer seus interesses, valores, talentos, sonhos e também o que você não abre mão. E entender como tudo isso pode funcionar na prática.
(b) ter gentileza consigo:
Uma parte importante deste processo é você ter a tranquilidade para conviver com seu próprio tempo e ritmo, entender suas limitações, as características que gostaria de desenvolver e conectar-se com sua vulnerabilidade.
2. Ampliar possibilidades: (c) aumentar o repertório sobre o contexto que você está e outras possibilidades e, fazer uma (d) curadoria do que faz sentido para você.
(c) aumentar repertório:
- pesquisar novas possibilidades, estar aberto a rever opiniões e experiências. Muitas vezes, não é necessário mudar de contexto, apenas mudar COMO você enxerga onde você está.
(d) curadoria:
É a habilidade de convergir, de amarrar as pontas, de ver o que faz sentido para você (isso alimenta e é alimentado pelo Autoconhecimento) e tomar decisões com mais consciência.
3. Experimentar: (e) Explorar com curiosidade e (f) levantar-se quando der errado e fazer de novo.
(e) explorar:
Metade do caminho fazemos refletindo, a outra metade, só vale se formos para a ação. A partir dos dois passos anteriores - olhar para si e ampliar possibilidades - experimentar, ver na prática como nos sentimos.
(f) levantar:
Deu errado? Não foi o que você esperava? Deu vergonha, timidez, arrependimento?
Tudo bem.
Agora é a hora de respirar, sacudir a poeira da calça, levantar-se e tentar de novo. É a famosa habilidade de resiliência misturada com um incansável foco!
Este processo é dinâmico, fluido. Sendo que uma etapa alimenta a outra. Numa mesma sessão, podemos trabalhar as 3 esferas.
O segredo é você estar disponível para se conhecer e se desenvolver, se divertir enquanto faz isso. Saborear o dia-a-dia e, não, somente, o destino.
Quer conhecer mais a Carreira Líquida?
Veja meu curso online
ou marque uma sessão experimental de coaching comigo!
Estefânia Barsante tem a missão de ajudar pessoas a terem um trabalho - e vida - autênticos ❤
Psicóloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e University of Leeds / Reino Unido. Coach de Carreira pelo Instituto EcoSocial, com MBA em Administração e Empreendedorismo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Babson College.
Sempre atuou com Gestão de Pessoas: foi trainee do Itaú, e após, migrou para o mundo das startups como head de RH, implementando Cultura e processos de Gestão de Pessoas. E, agora, usa toda a sua experiência para ajudar você, de forma descomplicada, a ter uma carreira com a sua cara.
É criadora do conceito Carreira Líquida e pioneira em aliar práticas de Design Thinking ao Desenvolvimento de Talentos e Felicidade no Trabalho.
Quer saber mais? www.estefaniabarsante.com
Ou mande um ALÔ no email ola@estefaniabarsante.com — terei o maior prazer em te responder :)