A preocupação serve para quê?

August 15, 2017

Mas será que… E se eu fizer… Não, espera...

 

Que atire a primeira pedra quem nunca perdeu uma noite de sono - ou muitos dias acordados - se preocupando. Mesmo quando já fizemos tudo que está em nossas mãos, parece que a preocupação é inevitável.

Como se não desse para fugir da voz alarmante na nossa cabeça que, às vezes, vem armada com um chicotinho mirando nas nossas costas.

 

Não se engane, algumas vezes, se preocupar é útil: te deixa mais atento e detalhista e você pode antecipar problemas futuros.

 

Outras vezes, ela só te deixa ansioso.

Mas então, por que a preocupação existe?

 

A sensação é que quando você se preocupa, você um "amuleto da sorte" que dá aquele empurrão extra para as coisas darem certo. É como se fosse parte da lista de ações que você tem que fazer.

 

OK, então para conseguir aquele trabalho, além de me preparar e fazer uma boa entrevista, eu vou me preocupar antes, durante e depois.

Claro que estes diálogos internos não são conscientes, mas você entendeu a situação.

A pegadinha deste ciclo é que a preocupação só te ajuda quando é focada em coisas que você pode controlar

(ex. seu comportamento na entrevista) ou, pelo menos, influenciar.

Quando ela foca no comportamento de outras pessoas, no resultado final, ou em outras coisas que você não controla, ela torna-se inútil e prejudicial.

Você consegue perceber onde as suas preocupações estão focadas?

Se estão mais relacionadas à coisas que você não controla, como direcionar para aquilo que realmente vai fazer a diferença?

 

Te ajudar a focar nas coisas que você tem controle é um dos objetivos das novas edições do meu programa: "Isso NÃO é um clube do livro".

 

Desta vez, vamos ter uma turma às terças e aos sábados. Serão 4 encontros em grupo + 1 sessão de coaching individual. Clique abaixo e saiba mais!

Terças: http://bit.ly/issonaoeumclubedolivro-tercas

Sábados: http://bit.ly/issonaoeumclubedolivro-sabados

 

Estefânia Barsante tem a missão de Provocar e Inspirar relações mais autênticas (no trabalho e na vida) ❤

É Psicóloga formada pela UFMG e Coach de Carreira pelo Instituto EcoSocial, com MBA em Administração e Empreendedorismo pela FGV. Trabalhou em grandes empresas, start-ups e, agora, usa toda a sua experiência para ajudar você, de forma descomplicada, a ter uma carreira com a sua cara.

É criadora do conceito Carreira Líquida e pioneira em aliar práticas de Design Thinking ao Desenvolvimento de Talentos e Felicidade no Trabalho. É sócia-fundadora do Work Up Lab.

Quer saber mais? www.estefaniabarsante.com | www.workuplab.com

Ou mande um ALÔ no email ola@estefaniabarsante.com — terei o maior prazer em te responder :)

 

 

Please reload

Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Tags

  • Preto Ícone YouTube

Carreira Líquida - desde 2016 ♥