top of page

O que estava na minha cabeça às 4:30 da manhã

Era domingo de manhã e eu tinha acordado às 4:30 da manhã. Assim, acordei sem motivo. Levantei, fiz café, li um pouco (estou lendo Untamed da Glennon Goyle), fui para a poltrona debaixo das cobertas - porém ao invés de ligar o youtube (o que seria meu automático), eu peguei um caderno.




Das técnicas de journaling, a que mais estou gostando atualmente é a Morning Pages, da Julia Cameron (do livro The Artist's Way) . Você pega um caderno e escreve sem parar por 3 páginas. Sem pensar, sem intenção de reportar o que está acontecendo, nem precisa ser coerente, porque o objetivo não é reler e fazer uma memória - é colocar para fora o que está para dentro. E colocando coisas para fora, respostas vão surgindo.


Pensando nisso agora, até parece um pouco o coaching - é uma folha em branco que você traz o que está pegando e o coach te ajuda a entender o que está por trás e desembolar para seguir em frente.



No meio de rabiscos sem sentido e frases pela metade, saiu um quote: Uma vida sem reflexão, não vale a pena ser vivida. Confesso que não lembrei exatamente das palavras corretas, muito menos que era do Sócrates - tive que pesquisar depois - mas esta foi a ideia que emergiu.


E lendo esta frase inúmeras vezes, percebi que fazia semanas que eu estava priorizando muito mais o FAZER, a execução, o "produtiva" do que o PENSAR (refletir sobre o que estou vivendo e fazendo) e menos ainda o SENTIR.


A gente vive vidas tão ocupadas, ou melhor, se coloca em um ritmo tão ocupado. Sempre com a cabeça no que precisa ser feito, no próximo passo. Que esquece que Uma vida sem reflexão, não vale a pena ser vivida .


Se você chegou até aqui, te convido a pensar também nas perguntas que pensei naquele domingo. Pegue um papel e escreva sem filtro.


  • Você olha para sua vida e o que vem na sua cabeça?

  • Você pensa na sua carreira, e quais são os sentimentos que surgem?

  • Você olha para o seu futuro e ________________ (complete a frase)


Gostou deste exercício? Te convido a fazer as morning pages também :)


O journaling é um grande pilar do meu trabalho, se você quer saber mais, fale comigo!

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page